Consultoria em Liderança e Sustentabilidade

damicos@damicos.com.br

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ DEIXANDO A VIDA LHE LEVAR?

Fábio Rocha

Consultor, Professor, Coach e Diretor-Executivo da Damicos Consultoria em Liderança e Sustentabilidade fabio@damicos.com.br

 

Todos conhecem a música do famoso Zeca Pagodinho, “Deixa a Vida Me Levar”, como digo em minhas palestras, trabalhos e salas de pós-graduação que frequento na Bahia e no Brasil, música maravilhosa para ouvir e dançar, mas, apenas isto.

Tenho percebido nestes mais de 22 anos de carreira profissional, que muitas pessoas utilizam esta bela “balada” como filosofia de vida e carreira. Vejo isto em artistas, profissionais liberais, gestores, jovens e até em empresários.

Não estou falando aqui de neuroses, stress exagerado, vícios de trabalho, ambição desmedida, mas, sim, na simples ideia que precisamos planejar nossa vida e carreira. Ou acreditamos que temos chance de termos sucesso e sermos felizes, simplesmente sendo levados por movimentos naturais da vida humana e profissional?

E quero aqui ressaltar que tenho muita fé em Deus, mas, mesmo a força suprema precisa de uma “ajudinha” nossa para que possamos alcançar nossos objetivos, sejam eles, dos mais simples aos mais complexos, dos mais materialistas aos mais imateriais.

Isto sempre foi fundamental, mas, tem sido bastante fortalecido, em função deste cenário tão dinâmico, de uma velocidade sem igual de mudanças constantes, de total quebra de paradigmas nos universos organizacionais e empresariais. Tudo isto é ainda mais evidente em um cenário de crise, que os desafios são maiores, as oportunidades diminuem e os dilemas existenciais são potencializados.

E quais são os pontos fundamentais na construção de um projeto de vida e carreira?

Primeiro, é fundamental realizar um processo de autoconhecimento. Você conhece seu perfil comportamental, as suas maiores competências, os gaps de competências para seu objetivo de vida/carreira?

Com todos estes elementos, somados a sua experiência vivida, você terá o que chamamos de ponto “A” (situação atual), que é um mapeamento sistematizado do seu cenário atual de vida e carreira.

Importante destacar que este mapeamento não é algo aleatório e/ou subjetivo existem instrumentos e metodologias com base cientifica para que este produto tenha consistência e sirva de fato como subsídio para construção do seu projeto de vida e carreira.

Outro elemento fundamental é a construção objetiva do que você entende como felicidade e sucesso, no curto, médio e longo prazo, definindo objetivos palpáveis (metas) na sua vida e na sua carreira.

Com isto, você terá um segundo elemento que a construção e/ou reconstrução do seu Projeto de Vida e Carreira, também de forma sistematiza e a partir de metodologias criadas para este objetivo. A isto chamamos de ponto “B” (situação futura desejada).

Saber onde se está e saber aonde se quer chegar, é um bom começo, mas, é necessário se construir quais os passos necessários para se atingir estes objetivos, portanto, faz-se necessário construir um Plano de Ação que conterá ações, decisões, atitudes e comportamentos necessários para que esta situação futura se torne real. Lembrando que metas são sonhos com prazos e que desejos sem prazos, nunca deixarão de serem desejos.

As definições objetivas dos elementos supracitados facilitam inclusive o monitoramento e avaliação da real evolução da sua vida e carreira, facilitando inclusive, a percepção de que muitas vezes, nada disso será possível sem uma mudança significativa de suas atitudes na vida e na carreira em prol dos objetivos definidos.

Em tese, esta filosofia, ferramenta ou principio de vida serve a qualquer pessoa que esteja disposta a desenhar e/ou fazer ajustes no seu projeto de vida e carreira, ou seja, profissionais liberais, sucessores, gestores de organizações, empresários, jovens em início de carreira, pessoas que buscam a segunda carreira, etc.

Portanto, para você que quer ser feliz e ter sucesso na carreira, que acredita que vida e carreira são elementos uníssonos e que acredita na força do planejamento, nada melhor que começar a planejar sua vida e carreira, de maneira formal, sistematizada e até com suporte de profissionais especializados e/ou programas voltados para esta temática.

 

DICAS PARA GESTÃO DE UMA VIDA PLENA E DE UMA CARREIRA DE SUCESSO

  • Seja a pessoa certa no lugar certo;
  • Vida e carreira estão intrinsecamente interligados, ou seja, os objetivos de ambas as dimensões devem ter alguma compatibilidade;
  • Trabalhar com paixão é a melhor forma de ter desempenho acima da média e isto só será possível se você se autoconhecer, buscando atividades que lhe propiciem este sentimento;
  • Nada é definitivo, os fracassos e insucessos, ou as glórias e sucessos passam, portanto, sempre é necessário redesenhar seu plano de vida e carreira, a cada cinco anos, pelo menos;
  • O longo prazo, os grandes objetivos e os fantásticos sonhos não são possíveis sem o dia-a-dia, os pequenos objetivos e as simples realizações.
  • Disciplina diária, persistência e foco são posturas básicas para ser feliz e ter sucesso.
  • Cada um tem todo direito de definir seus parâmetros de felicidade e sucesso, sem ser pressionado pelos padrões do mercado e/ou da sociedade. Utilizar este direito é fundamental para uma vida plena e carreira de sucesso.
  • Não planejar a vida e carreira, é a única forma de garantir que não chegará a lugar nenhum, nos dois aspectos.