20 Anos com Você

damicos@damicos.com.br

Marcos Históricos

1994 a 1996  1996 1997 a 2000  1997  1998 e 1999   1998  1999   2000   2001   2002   2003   2004   2005 e 2006   2007   2009, 2010 e 2011   2012

    [break]

    08/06/1992 – A Damicos Consultoria foi fundada por Maiza Santana Neville Ribeiro com a denominação de Damicos Consultoria e Representações, na época com o propósito de se dedicar as áreas de Qualidade e Recursos Humanos, através da prestação de serviços de treinamento e de consultorias para equipes profissionais e gestores em organizações públicas e privadas;

    [break]

    1994 a 1996, a DAMICOS:

    Como organização parceira do SEBRAE Bahia, realiza a capacitação do 1º. grupo de empresas na Bahia na metodologia Gestão de Qualidade Total; a partir dessa experiência, nos anos seguintes muitas empresas foram treinadas com as metodologias do GQT pela equipe da Damicos;

    Firma parcerias com instituições renomadas na área de Gestão da Qualidade Total e promove diversos eventos com palestrantes especializados em qualidade para a gestão no serviço publico, escola, área de informática, entre outros;

    Consegue um dos seus primeiros grandes feitos, participa ativamente da preparação das empresas baianas para melhoria da gestão dos negócios e inclusão no PQB – Programa de Qualidade Bahia.

    Topo

    [break]

    1996, a DAMICOS:

    Participa de licitação pública na Caixa Econômica Federal e assume o Programa de Capacitação de Gestores da Caixa, envolvendo Gerentes das diversas agencias do Estado da Bahia;

    Topo

    [break]

    1997 a 2000, a DAMICOS:

    Consolida sua atuação como referência na área de treinamento, formação gerencial e consultoria na área de gestão de pessoas, participando de programas como o SEBRAE IDEAL, com atuação em vários estados (Bahia, Pernambuco, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Acre, Fortaleza, Pará, João Pessoa, Rio de Janeiro).

    Continua, também, prestando serviços de consultoria para várias organizações, como: DISMEL, ACBEU, COELBA, FUNDAC, FAPEX, Secretaria de Administração do Estado (capacitação dos gestores do SAC), FUNDESP, entre outras empresas de médio e grande porte;

    Topo

    [break]

    1997, a DAMICOS:

    Passa a ter um novo sócio, Fábio Rocha e com ele a proposta da empresa ampliar a sua atuação, incluído a área de Gestão Social, prestando consultoria para a profissionalização de instituições da Área Pública e Organizações Não-Governamentais.

    Topo

    [break]

    1998 e 1999, a DAMICOS:

    Muda a sua razão social para Damicos Consultoria e Negócios Ltda, tendo uma nova marca e o nome-fantasia de Damicos Consultoria e Negócios – DCN.

    Topo

    [break]

    1998, a DAMICOS:

    Torna-se uma das primeiras associadas do Instituto ETHOS;

    Inicia um trabalho que passaria a ser referência na área social, uma consultoria em gestão na Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê. Este trabalho levou mais de 12 meses, entre atividades de diagnóstico, planejamento estratégico, capacitação gerencial e apoio na captação de recursos para construção e instalação de sede própria. Ainda hoje os gestores da entidade reconhecem a relevância deste trabalho para o processo de mudança e profissionalização da entidade.

    O ILÊ AIYÊ, primeiro bloco afro da Bahia, iniciou sua história em 1º de novembro de 1974, no Curuzu-Liberdade, bairro de maior população negra do pais: 600 mil habitantes.

    O objetivo da entidade é preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, para isso, desde que foi fundado, vem homenageando os países, nações e culturas africanos e as revoltas negras brasileiras que contribuíram fortemente para o processo de fortalecimento da identidade étnica e da auto-estima do negro brasileiro, tornando populares os temas da história africana vinculando-os com a história do negro no Brasil, construindo um mesmo passado, uma linha histórica da negritude.

    O seu movimento rítmico musical, inventado na década de 70, foi responsável por uma revolução no carnaval baiano. A partir desse movimento, a musicalidade do carnaval da Bahia ganha força com os ritmos oriundos da tradição africana favorecendo o reconhecimento de uma identidade peculiar baiana, marcadamente negra. O espetáculo rítmico-musical e plástico que o bloco exibe no Carnaval emociona baianos e turistas e arranca aplausos da população.

    A riqueza plástica e sonora do Ilê Aiyê retoma todas as formas expressadas na evolução dos movimentos de renascimento negro-africano, negro-americano ou afro-americano, as decodifica para o contexto específico da realidade baiana, sem perder de vista a relação de identificação entre todos “os negros que se querem negros” em qualquer parte do mundo, ressaltando sempre o caráter comum da origem ancestral, de um passado comum que nos irmana.

    Com 3 mil associados, o Ilê Aiyê é hoje um patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do Carnaval da Bahia.

    Topo

    [break]

    1999, a DAMICOS:

    Em parceria com o Instituto ETHOS, realiza o primeiro Seminário de Responsabilidade Social Empresarial fora do Estado de São Paulo;

    Após a fundadora da Damicos Consultoria e atual sócia-Diretora, Maiza Santana Neville concluir o seu Mestrado em Criatividade na Espanha, a Damicos realiza um dos maiores Congressos de Criatividade Aplicada no Centro de Convenções com palestrantes internacionais e mais de 500 participantes. O BAHIA É SÓ CRIAR, Congresso Sul Americano, teve a participação de palestrantes de países como Espanha, Argentina, Venezuela e Estados Unidos.

    Topo

    [break]

    2000, a DAMICOS:

    Idealiza e realiza em parceria com a TIM MAXITEL e a Prefeitura de Lauro de Freitas, o Programa TIM Comunidade Líder, um programa de capacitação gerencial de lideranças comunitárias e gestores de organizações não-governamentais;

    É selecionada para integrar o cadastro de fornecedores do PRODUR, um Programa do Banco Mundial voltado à modernização administrativa da gestão pública municipal. Neste programa a Damicos atua em mais de 10 municípios do Estado da Bahia, inclusive na Secretaria da Fazenda – SEFAZ, da Prefeitura de Salvador, onde apoiou a organização da área de Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores da SEFAZ, implantou o Banco de Talentos e executou o programa de capacitação dos servidores das áreas tributária e fiscal do município.

    Topo

    [break]

    2001, a DAMICOS:

    Amplia a abrangência do Programa TIM Comunidade Líder para as cidades de Aracaju-SE, Feira de Santana, Ilhéus e Nordestina em parceria com a TIM MAXITEL e a Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado da BAHIA – SETRAS. Este programa também é ampliado através de outros parceiros para o Estado de Minas Gerais.

    Topo

    [break]

    2002, a DAMICOS:

    Inicia sua caminhada nacional na área de responsabilidade social empresarial e realiza os primeiros workshops (cursos abertos) em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília em parceria com o antigo IBAP, atual CIN – Capital Intelectual.

    Participa da seleção de empresas para apoiar todo o trabalho de aculturamento dos novos colaboradores da FORD na sua chegada a Bahia. Realizou treinamentos comportamentais e de Formação de Multiplicadores para a Implantação do Sistema FPS (empregados da FORD e parceiros)

    Topo

    [break]

    2003, a DAMICOS:

    Contratada pela COELBA, a empresa de energia do Estado da Bahia para conceber e implementar o seu Programa de Responsabilidade Social Empresarial, atualmente denominado de “Energia para Crescer”. Em mais de 08 meses de trabalho são realizadas ações de sensibilização, diagnóstico e planejamento. A COELBA já foi uma das empresas modelo no Guia Exame de Sustentabilidade.

    Participa da licitação da Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia – SRH, e assume a execução do PEACS – Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Bacia do Itapicuru, envolvendo alguns município, dentre eles: Saúde, Senhor do Bonfim, Ponto Novo e Campo Formoso. Durante 18 meses as atividades realizadas contemplaram: diagnóstico ambiental; capacitação dos segmentos de educação, saúde, turismo, produtor rural, lideranças e poder público; formação de aproximadamente 1400 multiplicadores em educação ambiental; comunicação social através da realização de feiras de educação ambiental em todos os municípios, workshop com imprensa, seminários e mobilização permanente da comunidade envolvida.

    Topo

    [break]

    2004, a DAMICOS:

    Fábio Rocha, sócio-diretor da empresa, é convidado para ensinar em um dos primeiros cursos de pós-graduação de responsabilidade social empresarial na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, o qual ensina até os dias atuais.

    Institucionaliza o seu exercício de responsabilidade social, criando o Instituto de Pesquisa Gerencial Aplicada – IPGA, um instituto empresarial voltado para pesquisa, desenvolvimento territorial e inserção responsável do jovem no mercado de trabalho. A atuação do IPGA é voltada para gestão e execução de projetos socioambientais em parceria com o poder público, empresas privadas e organizações não-governamentais em todo o território nacional. O Instituto atualmente tem a Damicos como o seu principal mantenedor e já conquistou diversos prêmios de peso nacional.

    Em parceria com a Ativa Recursos Humanos concebe e executa o Programa de Desenvolvimento de Competências de Lideranças para o Hotel Pestana.

    Topo

    [break]

    2005 e 2006, a DAMICOS:

    Expande sua atuação nacional e realiza uma série de trabalhos na área de responsabilidade social empresarial em empresas como Petrobras, Cemig, Eletrobrás, Companhia de Energia do Maranhão – CEMARH, Companhia de Energia do Amazonas – CEAM, Companhia de Energia de Rondônia – CERON, Eletronorte, Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco – CHESF, Federação das UNIMED´S do Estado de Minas Gerais, UNIMED-BH, ECOVIAS-SP, Cargill, Linhas Amarela S.A – LAMSA., Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, Indústrias Nucleares do Brasil – INB, Rede Bahia, Grupo UNIMED, entre outras;

    Em parceria com a Companhia de Energia do Estado do Amazonas – CEAM, realiza um trabalho histórico o planejamento estratégico e a capacitação gerencial das Associações Folclóricas do Caprichoso e do Garantido, da famosa cidade de Parintins.

    Participa da seleção de empresas da Brasil Telecom para realização do monitoramento do desempenho de 300 PDVs BrT, em rodas trimestrais, nos canais de Agente Autorizado e Varejo e Lojas Próprias nos estados de: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Curitiba, Santa Catarina, Porto Alegre, Tocantins, Roraima, Acre e Distrito Federal. Esse trabalho foi direcionado a aferição dos resultados do treinamento dos colaboradores da BrT, através da aplicação da técnica cliente misterioso, com e sem filmagem. A ação foi estruturada como processo sistematizado de busca de subsídios para aperfeiçoamento contínuo das ações de capacitação focadas no desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) das equipes de vendas e relacionamento com o cliente;

    Participa da seleção de prestadores de serviço para o Ministério do Turismo e realiza consultoria para Revisão da Matriz de Classificação das Pousadas de Fernando de Noronha – PE, com base nos princípios da qualidade, gestão ambiental e acessibilidade. Realizou, também, a capacitação de mais de 120 gestores de unidades de hospedagem, com base na referida matriz de classificação de hospedagem;

    Em parceria com a Ativa Recursos Humanos concebe e executa o PDCL – Programa de Desenvolvimento de Competências de Liderança para uma média de 130 lideres da Millenium Cristal. Este programa foi concebido como processo de educação continuada e teve a duração de anos.

    Topo

    [break]

    2007, a DAMICOS:

    A convite da UNIFACS, idealiza e inicia o primeiro MBA de Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa do Estado da Bahia e do Norte-Nordeste, tendo mais de 4 turmas já concluídas.

    2008, a DAMICOS:

    Assina contrato com a Braskem para apoiá-la na implantação da área e do seu programa de Responsabilidade Social Empresarial. Após a realização de ações de alinhamento conceitual e diagnóstico durante mais de 1 (um) ano, a Braskem criou uma Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e já foi por duas vezes empresa modelo do Guia Exame de Sustentabilidade;

    A sócia-diretora da Damicos, Maiza Santana conclui sua formação como Coach Senior pelo ICI, São Paulo e consolida sua formação na área de desenvolvimento humano.

    Topo

    [break]

    2009, 2010 e 2011, a DAMICOS:

    Em parceria com a Ativa Recursos Humanos realiza trabalho com a metodologia de coaching em equipe para a Millenium Cristal e coaching em liderança para o grupo Scania em Salvador e Vitória da Conquista (BA)

    Amplia sua atuação no desenvolvimento de competências de liderança através do coaching, realizando trabalhos em organizações como Coelba, Eternit, Graftech, MCE Engenharia, Produman, DAG Costrutora, além do atendimento a profissionais liberais que buscam ampliar competências e redesenhar o projeto pessoal e profissional;

    Participa da licitação pública da DESENBAHIA e realiza o programa de desenvolvimento de competências para os servidores da Instituição, contemplando a Formação de Lider Coach para 50 gestores e Desenvolvimento de Equipe para 200 servidores.

    Topo

    [break]

    2012 – A Damicos inicia um ano marcante, em 08 de junho completará 20 anos de fundação.

    Topo