Consultoria em Liderança e Sustentabilidade

damicos@damicos.com.br

Profissionalização da Gestão Social no Amazonas

O município de Parintins sedia o Festival Folclórico de Parintins-Festa do Boi Bumbá, que se configura como importante atração turística e geração de renda. Contudo, durante o semestre subsequente ao festival, a econômia local sofre grande recessão, o que contribui para o aumento da violência, da pobreza, e da ociosidade entre os jovens.

Devido a isso, a  CEAM – Companhia Energética do Estado do Amazonas, órgão federalizado sediado em Manaus, pioneiro na implantação de programas de sustentabilidade empresarial, elegeu como uma das suas ações, a realização de um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da comunidade.

O Festival depende da Comunidade dos Bumbás, formada pelas Associações Folclóricas Caprichoso e Garantido, para existir. Essas entidades, por sua vez dependem de parceiros e finaciadores para a realização anual do festival. Esse apoio deve ser obtido por meio de parcerias com ONGs internacionais, organizações públicas e privadas. Para a obtenção de apoio de instituições como essas é, contudo, necessária a apresentação de projetos bem elaborados, que comprovem a capacidade de gestão dos recursos. Os gestores locais, todavia, ainda não alcançaram esse preparo.

A Assessoria de Ações da CEAM travou uma parceria coma Damicos Consultoria em Negócios, apresentando um curso de capacitação em Gestão Social, como suporte técnico para as lideranças comunitárias e colaboradores das Associações Folclóricas de Garantido e Caprichoso.

O curso “Gestores Sociais” desenvolvido e aplicado pela Damicos, foi dividido em 8 módulos ministrados individualmente, levando em consideração a disponibilidade dos participantes.

A metodologia desenvolvida é pouco ortodoxa, pois leva em consideração o saber como conseqüência do ser, e portanto comportamento, sonhos, emoções, individualidade, bem como os fatores de natureza cultural se fazem presentes.

Os 8 módulos do Curso “Gestores Sociais” foram realizados com o mesmo grupo de pessoas, numa turma composta por 44 participantes, com uma carga horária de 144 horas presencial, distribuídos da seguinte forma:

SENSIBILIZAÇÃO (MÓDULO 1):  Envolvendo dirigentes, gerentes e técnicos, este módulo teve como principal objetivo sensibilizar as lideranças comunitárias gestores das associações folclóricas quanto ao comprometimento com os propósitos do projeto, além de propiciar a integração dos participantes e a troca de idéias a respeito do assunto.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS ASSOCIAÇÕES FOLCLÓRICAS DO CAPRICHOSO E DO GARANTIDO (MÓDULO 2): Elaboração de projetos prioritários, reestruturação financeira, jurídica, admnistrativa e social. Os projetos foram definidos de acordo com os produtos e serviços viáveis, respeitando a vocação das entidades e a demanda do público-alvo. Foram também esclarecidos e elaborados modelos de gestão comunitária, com definição de missão que conjuguem a questão da sustentabilidade.

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE GESTORES SOCIAIS (MÓDULOS 3-8): Formação em nível técnico e gerencial dos gestores sociais, tornando-os multiplicadores que passarão adiante o conhecimento adquirido. Aqui, os participantes aprenderam noções de gerenciamento através da aplicação do programa de Desenvolvimento Gerencial Básico. Este programa foi subdividido em 06 módulos, que foram executados na seguinte seqüência:

  •  Empreendedorismo Cultural

  •  Elaboração de Projetos e Captação de Recursos na Área Social

  •  Legislação na Área Cultural

  •  Contabilidade e Prestação de Contas de Projetos Culturais

  •  Gestão de Pessoas na Área Cultural/ Social

  • Gestão de Projetos Culturais

O conteúdo programático dos módulos abordou desde conceitos básicos até técnicas de gestão e estudos de casos. Durante o curso foram realizadas palestras sobre temas atuais e de interesse das instituições. Estas palestras foram realizadas por Gerentes e Colaboradores da CEAM e seus parceiros como Marketing Social, Atendimento ao Cliente, Articulação em Rede, Recursos Humanos, Administração Financeira e

Relacionamento com a Imprensa.


  1. No Comments


  2. Leave a Reply