Consultoria em Liderança e Sustentabilidade

damicos@damicos.com.br

Formação de Multiplicadores para Capacitação e Consultoria de Organizações Não-Governamentais – ONG’s

Instituição Promotora:  SEBRAE MT | Local: CUIABÁ/MT | Período: Março/2004

Equipe SEBRAE/MT: Coordenadora: Marta Célia Cassim

Equipe de Facilitadores da DAMICOS: Fábio Rocha , Karine Costa, Maiza Santana Neville Ribeiro

O SEBRAE/MT, com o objetivo de preparar uma equipe de profissionais para apoiar a implantação do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – DLIS, com abrangência para todo o Estado do Mato Grosso, convidou a DAMICOS para planejar e realizar o Curso de Formação de Multiplicadores em Terceiro Setor, dirigido aos profissionais do SEBRAE/MT e representantes das principais ONG’s do Estado.

O conteúdo programático do curso foi preparado em consonância com as necessidades explicitadas pelo cliente, focalizando questões para o fortalecimento dos líderes e gestores das ONG’s do Estado para a formação de aliança entre governo, iniciativa privada e organizações não-governamentais e uma prática de gestão dos programas e projetos sociais com vistas a assegurar os impactos sociais almejados.

O curso, com base no contexto brasileiro atual, se caracterizou por constituir uma proposta de trabalho diferenciada a fim de interagir experiências e conhecimentos do setor público, setor privado e o terceiro setor.

Dentro dessa ótica, foram abordadas desde os conceitos relativos ao Terceiro Setor e sua gestão às definições legais sobre as organizações não governamentais como Associações, Fundações, dedicando-se ao exame cuidadoso das Organizações Sociais, de Sociedade Civil e de Interesse Público.

Ademais, o núcleo deste trabalho esclareceu dúvidas sobre os instrumentos jurídicos da atividade de fomento como subvenções, auxílios, contratos de gestão, convênios, parcerias e outorgas de títulos.

O curso como um todo foi desenvolvido em três módulos:

Gestão no Terceiro Setor; Legislação e Formação de Multiplicadores.

A carga horária de sala de aula foi de 80 (oitenta) horas.

Este programa foi pensado e constituído a partir de quatro premissas que, associadas entre si, fundamentam nossas crenças sobre a importância da disseminação do conhecimento e da informação para todos os atores sociais, com vistas ao fortalecimento do Terceiro Setor no Estado do Mato Grosso:

A primeira delas é a certeza de que o multiplicador não “faz por”, ele “faz com”, estimulando no seu âmbito de atuação a participação, a autonomia, a auto-estima, o respeito às diferenças e a confiança entre as pessoas, criando condições para a construção de um ambiente que possa agregar valor à instituição;

Uma outra premissa é que multiplicar um conceito é um exercício rigoroso de ética. Ética no sentido original, grego, de respeito à singularidade e ao modo próprio de ser das pessoas e situações. Ética no sentido de participação no desenvolvimento e aproveitamento das possibilidades singulares das pessoas e circunstâncias, em prol do bom desempenho da instituição;

A terceira premissa associada diz respeito a cada indivíduo em relação a um estado de inquietude, de busca permanente de mudança, do saber que nasce da convivência ética com as pessoas e com a natureza. Um estado de inquietude que o remete ao futuro, no qual não poderá estar senão como valor, como símbolo, como lembrança, como história enfim. Mas um futuro do qual ele não abdica. Inquietude que o leva a desafiar o status quo, propondo e agindo em direção a mudanças que  auxiliem os indivíduos a entender, a tornar visível, a compartilhar e a buscar, com seus próprios talentos e desejos, a satisfação de suas necessidades.

A quarta premissa, assumida na construção deste Programa, tem como foco preparar todos os integrantes do curso para atuar como multiplicadores, líderes, como protagonistas, coadjuvantes do ator principal do processo de mudança da instituição, que é o grupo.

Com vistas ao alcance dos resultados almejados, na fase preparatória do processo foi realizada a identificação e seleção dos participantes, tendo como base o perfil do líder comunicador, mobilizador, conhecedor da problemática vivenciada pelas organizações não-governamentais, com disponibilidade e comprometimento para multiplicar os conhecimentos e informações do Programa para todas as regiões do Estado, comprometidos com a proposta de desenvolvimento social sustentável do povo matogrossense e fortalecimento do terceiro setor local.

A metodologia desenvolvida no treinamento foi vivencial e experimental, buscando que cada participante construísse o seu aprendizado, contribuindo para o crescimento e aprendizado grupal.

Foram utilizados recursos audiovisuais, inclusive filmagem das atividades, textos básicos e orientação bibliográfica. Os participantes receberam um CDROM contendo os slides, textos, exercícios e plano de aula, com vistas assegurar a multiplicação adequada na instituição dos conceitos e informações abordados nesse treinamento.

Cada participante, ao final do treinamento, atuou no planejamento e na operacionalização de uma atividade de treinamento e ministrou uma micro aula a partir dos conhecimentos adquiridos nos primeiros e segundos módulos, com a utilização dos recursos instrucionais disponíveis, sendo assim observado com base nos indicadores básicos de perfil do multiplicador em terceiro setor. Individualmente cada participante recebeu feedback sobre a sua performance atual e necessidade de melhoria para elevá-lo a um nível de desempenho satisfatório.

Após essa primeira etapa da formação, a consultoria recomendou a Coordenação do Programa no SEBRAE/MT um programa para acompanhamento e apoio aos treinandos, condição essa indispensável para o amadurecimento de cada um, bem como após a avaliação da atuação individual, a implementação de ações para o aperfeiçoamento e melhoria do desempenho do grupo como um todo.

O valor agregado à realização desse curso, com a participação de 28 treinandos, profissionais experientes e com comprovada liderança em suas bases de atuação, ficou evidenciado pelos depoimentos expressos pelo grupo no encerramento dos trabalhos e pela Coordenação do Programa SEBRAE/MT, que comprometida com a proposta assegurou todos os recursos necessários a realização e sucesso dos trabalhos.

Para a DAMICOS, parceira na implantação do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – DLIS, fica a certeza de ter contribuído para o sucesso de um empreendimento inovador e que será um vetor de transformação para o Estado do Mato Grosso e para o Brasil.


  1. No Comments


  2. Leave a Reply