Consultoria em Liderança e Sustentabilidade

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Estudo de Caso Coelba

Atualmente no Brasil a Coelba ocupa o terceiro lugar no ranking das maiores distribuidoras de energia elétrica em números de clientes, e o sétimo em  termos de volume de energia fornecida, sendo a maior no Norte e Nordeste.

O trabalho de implantação e/ou aperfeiçoamento do Programa de Responsabilidade Social da COELBA, realizado com o apoio da DAMICOS Consultoria, se mostra um grande exemplo para outras empresas, devido à sua implantação sistematizada, na qual a sfases foram profunda e abrangentemente desenvolvidas.

Uma metodologia apropriada assegurou a concepção e implementação de uma gestão socialmente responsável.

 O processo foi desenvolvido em três etapas: 

  •  Sensibilização

  •  Diagnóstico

  • Planejamento

SENSIBILIZAÇÃO

Metodologia vivencial com participação dos gestores, fornecedores stakeholders da Coelba nas atividades de sensibilização: workshops, reuniões, apresentações, nos quais eram apresentados o conceito de responsabilidade social empresarial, o último balanço social da COELBA e os próximos passos para o aperfeiçoamento do programa e visando a compreensão de que o sucesso do programa está diretamente ligado ao entendimento e comprometimento do grupo- cliente e a disseminação e internalização dos princípios e valores da responsabilidade social empresarial em toda organização, criando um lastro de sustentabilidade.

DIAGNÓSTICO

Percebeu-se que mesmo com a realização de muitas ações de apoio social, uma pesquisa realizada com consumidores deixou claro que grande parte deles não tinha conhecimento dessas ações:

Uma média de 50% dos consumidores da COELBA declararam não saber se a empresa tem envolvimento com questões sociais; 72% dos consumidores alegeram não se lembrar de qualquer ação social por parte da COELBA,  contra 14% que alegaram lembrar de alguma.

PLANEJAMENTO

Ocorrência da consolidação do processo, vez que permitiu a integração da atuação social da COELBA à sua estratégia de negócio. Este momento foi oportuno para uma reflexão sobre os eixos e diretrizes do planejamento estratégico da empresa e a partir da concepção de um plano de ação específico

3para os temas da Agenda de Responsabilidade Social, incorporou-se ao planejamento da empresa um plano operacional que irá assegurar a implementação, com monitoramento permanente, dos sete indicadores de desempenho de uma empresa cidadã, a saber: Valores, Transparência e Governança Corporativa, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores,Consumidores e Clientes, Comunidade, Governo e Sociedade.

Pode-se considerar como principal resultado alcançado, a integração da Responsabilidade Social ao Sistema de Gestão da Empresa, influenciando o seu planejamento estratégico e tornando-se componente das metas individuais, das equipes e da empresa como um todo.


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