Consultoria em Liderança e Sustentabilidade

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Elaboração de Balanço Social – Eletrobrás

Empresa:  Eletrobrás | Local: Rio de Janeiro – RJ | Período: Maio/2007 a Ago/2007

Equipe da ELETROBRÁS (lideranças internas do projeto): 

Tereza Cristina Rozendo (Atual Gestora do Departamento de Responsabilidade Social), Cristina Torres de Oliveira (ex-membro da equipe de responsabilidade social)

Equipe da DAMICOS

Coordenadores: Fábio Rocha, Maiza Santana Neville Ribeiro. Técnicos: Ruyter Barreto e Luciano Barreto

Maior companhia do setor de energia elétrica da América LatinaCriada em1962, a Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.) lidera um Sistema composto de seis subsidiárias, de seis distribuidoras, do Centro de Pesquisas de energia Elétrica (Cepel) e da Eletrobrás Participações S.A. (Eletropar), além de possuir metade do capital de Itaipu Binacional.

O trabalho de concepção do novo modelo de Balanço Social e Ambiental da ELETROBRÁS (holding) e produção do Balanço Social e Ambiental em 2007 (exercício 2006), realizado com o apoio da DAMICOS Consultoria, traduz a idéia que a qualidade do Balanço Social e/ou Relatório de Sustentabilidade de uma empresa, é diretamente proporcional à qualidade e sistematização do processo de construção, garantindo o envolvimento tanto das lideranças internas quanto de representantes dos principais stakeholders da empresa trabalhada.

O desenvolvimento do processo foi estruturado em três etapas: análise do cenário interno e externo (relatórios de sustentabilidade/balanços social e ambiental), produção do documento e divulgação.

Análise do Cenário Interno e Externo

Esta etapa se constituiu em análise dos relatórios referência nacional e do segmento da ELETROBRÁS e análise dos relatórios anuais e/ou balanços sociais anteriormente publicadas pela ELETROBRÁS, avaliando questões ligadas à estrutura, diagramação, adequação ao modelo de mercado, estratégia de divulgação, conteúdos priorizados, etc.

Produção do Documento

A segunda etapa do trabalho foi a de produção do documento em si e envolveu diversas atividades como:

  •  Constituição e capacitação de um comitê interno de elaboração do Balanço Social;

  •  Apresentação da proposta do novo roteiro e de instrumento de coleta de dados;

  •  Realização de coleta de dados;

  •  Coleta dos depoimentos dos stakeholders;

  •  Apresentação do projeto de diagramação; e

  • Construção das minutas e versão final do Balanço Social e Ambiental da ELETROBRÁS (holding)

     

Divulgação

Ao encerrar a etapa anterior, as empresas têm a sensação que o trabalho está encerrado, indo de encontro ao princípio básico do Balanço Social, que é um instrumento de diálogo com os principais stakeholders (partes interessadas) da empresa.

Nesta fase foi sugerida uma estratégia de comunicação para divulgação do Balanço para os diversos públicos envolvidos com a atuação da ELETROBRÁS.

Pode-se considerar como principal resultado alcançado, a concepção de uma sistemática de construção para o Balanço Social e Ambiental da ELETROBRÁS, garantindo a qualidade do documento e o seu papel como instrumento de melhoria no diálogo da empresa e gestão dos relacionamentos com seus stakeholders.


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