Consultoria em Liderança e Sustentabilidade

damicos@damicos.com.br

Caraíba Metais – CCQ – A alegria de criar e inovar

O CCQ pode ser definido como um pequeno grupo que desempenha tarefas de controle da qualidade voluntariamente, autônomo, espontâneo, independente dentro do trabalho, de forma contínua, buscando o auto-desenvolvimento e o mútuo-desenvolvimento, controlando e melhorando o trabalho, utilizando técnicas de controle da qualidade com a participação de todos, constitui-se em estratégia das mais eficazes para alavancar os padrões de qualidade e da empresa.

Este programa teve como proposta de trabalho o despertar nos participantes, de suas próprias potencialidades, desbloqueá-los para o pensar e criar, ampliando as possibilidades de melhoria da qualidade das idéias do indivíduo e do grupo, fornecendo informações e afinando a aptidão para um desempenho com foco no cliente e decisões eficazes em um cenário econômico, político e social marcado por transformações bruscas e constantes. A metodologia, absolutamente interativa e participativa, visou não só dar o embasamento teórico necessário à atuação dos participantes, como também permitiu a vivência de situações simuladas, a participação em relatos e discussões, análise de sentimentos e reações, bem como a avaliação de padrões de desempenho pessoal e grupal e a inferência de princípios que orientaram a análise e a compreensão da realidade.

 Este programa proporcionou aos participantes os seguintes resultados:

  • Oportunidade de crescimento pessoal, através de atividades que possibilitaram desbloqueio e potencialização de sua criatividade e integração como equipe;

  •  Fortalecimento do trabalho em equipe;

  •  Construção de um plano para a melhoria permanente de desempenho dos grupos, com vistas à ampliação da perspectiva de valoração e resultados do CCQ para as pessoas e para a empresa;

  •  Conhecimento de ferramentas, metodologias, conceitos e técnicas para o alcance de maiores níveis de fluidez, flexibilidade, originalidade e precisão na elaboração e apresentação de idéias, objetivos, propostas e alternativas de ação;

  •  Desenvolvimento da criatividade primária, explorando a percepção de conteúdos inconscientes e estimulando a construção plástico visual, como forma de expandir o pensamento criativo.

O resultado de um programa CCQ desenvolvido cuidadosamente é uma empresa forte e competitiva, unificada pelo sentido de participação de cada empregado na “família” corporativa e a confiança e respeito mútuo entre os trabalhadores e dirigentes.

O programa ainda contou com sistema de avaliação que englobou:

1. O processo – através de observação direta junto a empresa cliente, contatos desta com a equipe de instrutores e reuniões com os participantes, gerando relatórios de acompanhamento.

2. A reação – aplicação de questionários estruturados ao final de cada turma, tabulados e processados de modo a puderem retroalimentar o planejamento do processo ensino/aprendizagem.

3. O desempenho dos participantes – individual e em grupo, tendo por base a freqüência e instrumentos de avaliação de aprendizagem. Além disso, após realização de cada turma, o participante elaborou um Plano de Volta ao Trabalho, onde definiu como colocaria em prática, conhecimentos aprendidos; escolheu um supervisor que, no prazo estipulado de um mês, avaliaria o alcance dos objetivos propostos pelo participante.


  1. No Comments


  2. Leave a Reply