Braskem

damicos@damicos.com.br

A Braskem é a empresa petroquímica líder no Brasil, com 19 unidades industriais localizadas nos estados Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cerca de 5 mil integrantes compõem a sua equipe.

Esse estudo de caso objetiva diagnosticar as ações de responsabilidade social, tanto internas quanto externas, que tenham o envolvimento da Braskem, identificando seus pontos positivos e negativos em relação a todos os segmentos com os quais a empresa se relaciona, como acionistas, clientes, público interno, a sociedade em geral.

A metodologia utilizada teve como princípio fundamental à ação conjunta entre a Damicos Consultoria e Negócios – DCN e todos os órgãos envolvidos com a gestão da responsabilidade social empresarial da BRASKEM.

Focos do diagnóstico: políticas, práticas de gestão, programas, projetos e ações de responsabilidade social empresarial tenham a participação da BRASKEM, tanto no âmbito interno, quanto externo.

Execução: entrevistas, visitas in loco, análises de projetos sociais, ambientais e culturais, contatos e reuniões com lideranças, instituições vinculadas direta ou indiretamente ao projeto, potenciais parceiros; leitura e avaliação de videos e relatórios e demais documentos estratégicos da BRASKEM,  horas de consultoria, realização de seminários e oficinas.

Ações, segmentos e projetos definidos para a etapa do diagnóstico:

  • Agenda de RSE do Instituto ETHOS (sete temas);
  • Projetos próprios e/ou de terceiros (sociais, ambientais e culturais) apoiados pela Braskem com alguma possibilidade de apoio a partir de 2009
  • Relatórios de Sustentabilidade já publicados pela BRASKEM;
  • Representantes dos Stakeholders (partes interessadas) Estratégicos;
  • Visão das Lideranças Internas, limitadas aos Vice-Presidentes – VP ́S e Diretores.

Deve-se também chamar atenção que todas as atividades realizadas tiveram a participação ativa e integral da equipe de RS e da Diretoria de Marketing da Braskem, na sua concepção, realização e avaliação. Isto propiciou um enriquecimento do trabalho da consultoria e da própria equipe em relação ao tema responsabilidade social empresarial, como também a garantia da identificação das informações, dados e/ou fatos de maneira mais precisa.

Entrevistas com as Lideranças Internas da Braskem:

Para a realização desta atividade, relativa a entrevistas com as principais lideranças internas da Braskem foi utilizado um roteiro de entrevista.

As lideranças entrevistadas foram selecionadas como uma amostra significativa da totalidade, priorizando-se aquelas de maior disponibilidade e/ou representatividade.

Aplicação dos indicadores Ethos:

Encontro realizado com as principais lideranças internas da BRASKEM, utilizando-se uma metodologia da consultoria denominada grupos de especialistas. Esta formação dos 07 (sete) grupos de especialistas está sendo referência para a formação e/ou consolidação do comitê de sustentabilidade da BRASKEM, incluindo- se os atuais VP ́S que já participam do mesmo.

O perfil dos convidados mesclou as seguintes variáveis (07 temas da agenda de rse; todas as unidades de negócio e todas as unidades de apoio).

Os líderes de cada grupo são os atuais líderes dos processos de gestão (temas) na Braskem e/ou pessoas indicadas por eles.

Entrevistas com os Stakeholders:

As entrevistas foram realizadas com os representantes das partes interessadas e dos públicos estratégicos (stakeholders), totalizando 13 instituições entrevistadas.

Foi definida uma pequena amostra para realização destas entrevistas, priorizando- se representantes dos stakeholders mais estratégicos, priorizando-se aquelas de maior representatividade e/ou legitimidade.

Analise de Projetos:

A análise sofreu com a  limitação estabelecida de se realizar visitas in-loco apenas a projetos sociais, ambientais e culturais que tivessem real possibilidade de continuação em 2009, em função da drástica redução orçamentária e da transição para uma radical mudança de foco do investimento social da Braskem.

A análise limitou-se a

  • Analise de documentos e relatórios internos da BRASKEM
  • Analise de documentos e relatórios internos dos parceiros dos projetos;
  • Realização de mesa-redonda de projetos sociais, ambientais e culturais no sexto módulo do programa de capacitação em responsabilidade social, que teve como tema gestão de projetos sociais
  • Reuniões com alguns membros da equipe de RS;
  • Analises recentes da equipe de RS quanto aos atuais projetos, após o programa de capacitação da equipe realizado pela consultoria e reuniões internas lideradas pelo gerente de responsabilidade social corporativo;
  • Entrevista com principal dirigente do Instituto LAGOA VIVA.

A conclusão é que a responsabilidade social empresarial de uma empresa não pode ser mensurada  simplesmente pelo volume de recursos e/ou de ações sociais realizadas pela empresa, mas, a partir de uma identidade das ações de responsabilidade social e ambiental atreladas ao negócio da BRASKEM e ao seu sistema de gestão.